O que é um ativo Safe Haven? Como negociá-los com o Exness

O que é um ativo Safe Haven? Como negociá-los com o Exness
Ativos portos-seguros são usados ​​por investidores para limitar sua exposição em tempos de instabilidade do mercado. Se os traders identificarem quais ativos têm probabilidade de valorizar enquanto outros declinarem, eles podem se preparar para os movimentos do mercado.


O que é um ativo porto seguro?

Um ativo porto-seguro é um instrumento financeiro que se espera reter, ou mesmo ganhar valor durante períodos de crise econômica. Esses ativos não são correlacionados ou negativamente correlacionados com a economia como um todo, o que significa que eles poderiam se valorizar em caso de quebra do mercado.

Existem certas características que os ativos costumam ter que contribuem para sua reputação como um porto seguro, que incluem:
  • Liquidez : o ativo precisa ser facilmente conversível em dinheiro, a qualquer momento
  • Funcionalidade : o ativo precisa ter um uso que fornecerá continuamente a demanda de longo prazo
  • Oferta limitada : o crescimento da oferta nunca deve superar a demanda
  • Certeza de demanda: é improvável que o ativo seja substituído ou se torne desatualizado
  • Permanência: o ativo não deve se deteriorar ou apodrecer com o tempo

Nem todo porto seguro terá todas essas características, então os investidores precisam fazer um julgamento sobre o porto seguro mais adequado para o clima econômico. É importante lembrar que o que constitui um bom porto seguro para uma desaceleração do mercado pode não mostrar os mesmos resultados em outro, portanto, os investidores devem ter clareza sobre o que esperam ganhar com o uso de investimentos em portos seguros.


Como negociar ativos seguros

As desacelerações do mercado são uma parte inevitável dos ciclos do mercado, o que significa que é do interesse do investidor preparar-se para elas tanto quanto possível.

Em tempos de crise financeira, os ativos vistos como portos seguros tendem a ter um desempenho superior ao da grande maioria dos mercados. Embora os portos seguros sejam usados ​​principalmente pelos investidores para proteger o valor de sua carteira, é importante que os negociantes sejam capazes de identificar os ativos portos-seguros e usar esse conhecimento para antecipar os movimentos dos preços e implementar suas próprias estratégias.

Por exemplo, a saída de ativos 'mais arriscados' pode causar uma queda repentina no preço de mercado, à medida que os investidores migram para portos seguros, o que significa que você pode considerar sair de quaisquer posições compradas ou vendidas. Mas se você tiver certeza de que pode identificar os portos seguros do momento, então há potencial para lucrar com a alta dos preços.

Não há uma maneira definitiva de negociar os padrões de ativos portos-seguros, pois tudo depende da sua motivação. Mas se você está procurando tirar vantagem dos movimentos de preços ou ajustar suas próprias posições para se proteger da queda dos preços, é crucial entender o sentimento prevalecente do mercado em torno dos portos-seguros.

Exemplos de ativos de refúgio seguro

Os refúgios seguros populares podem mudar com o tempo, por isso é importante acompanhar as tendências de investimento. No entanto, existem alguns portos seguros que permaneceram favoritos ao longo dos anos, incluindo:
  • Ouro
  • Títulos do governo
  • Dólar americano
  • Yen japonês
  • Franco suíço
  • Ações defensivas


Ouro

Quando as pessoas pensam em um porto seguro, muito provavelmente pensam em ouro. Como mercadoria física, o preço do ouro nem sempre é influenciado pelas decisões dos bancos centrais sobre as taxas de juros e, ao contrário do papel-moeda, seu suprimento não pode ser manipulado por ações como a impressão.

Talvez o exemplo mais forte de ouro como porto seguro foi após a crise financeira global de 2008. O influxo de investimentos fez com que o preço do ouro subisse quase 24% durante 2009, por exemplo, e continuou essa trajetória ascendente em 2011.
O que é um ativo Safe Haven? Como negociá-los com o Exness

Muitos consideram a decisão de comprar ouro um viés comportamental, com base no histórico de moedas de apoio do ouro e como reserva de valor. A teoria diz que, como o ouro tem sido historicamente considerado um porto seguro, quando há sinais de colapso significativo do mercado, os investidores se aglomeram em busca do metal precioso. O ouro como porto seguro tornou-se uma profecia que se auto-realiza.


Títulos do governo

Os títulos do governo são essencialmente um termo fixo 'Eu devo a você' de um governo, que tem pagamentos de juros periódicos - títulos e notas do tesouro são um tipo de título. A única diferença entre eles é a quantidade de tempo antes de você ser reembolsado integralmente. Os títulos do tesouro têm vencimento de um ano ou menos, enquanto os títulos do tesouro podem ter vencimentos de dez anos ou mais.

Os investidores tendem a ter mais confiança nos títulos emitidos por governos de economias desenvolvidas - os mais populares são os títulos do tesouro americano. Seu status como porto seguro é baseado no status de crédito do governo dos Estados Unidos e na alta qualidade da receita em dólares dos Estados Unidos. Com uma renda tão estável por trás do ativo, os investidores consideram os títulos do governo um porto seguro sem risco, especialmente porque tudo o que for investido será pago integralmente quando a conta vencer.

Por exemplo, em fevereiro de 2018, as ações despencaram devido ao aumento dos rendimentos dos títulos e ironicamente enviaram investidores para os títulos do Tesouro dos EUA como um porto seguro.

Dólar americano

Por mais de 50 anos, o dólar americano tem sido um dos portos-seguros mais populares durante as crises econômicas. Ele exibe uma série de características de porto seguro - o mais crucial, é a moeda mais líquida no mercado cambial.

Essa confiança no dólar norte-americano veio do acordo de Bretton Woods de 1944, que introduziu o sistema de moeda fixa e fez do dólar a principal moeda de reserva mundial. Mesmo depois que esse sistema foi abolido, o dólar dos EUA manteve sua posição de porto seguro porque representava a maior economia do mundo.

Embora muitos pensem que o status do dólar como porto seguro seria prejudicado pelo aumento da volatilidade, causada pela política polêmica do presidente dos EUA, Donald Trump, parece que ainda está se beneficiando dos fluxos de porto seguro. Por exemplo, embora as tensões comerciais tenham causado flutuações nos mercados de ações e commodities, o US Dollar Index teve um aumento de 5,29% entre janeiro e agosto de 2018.
O que é um ativo Safe Haven? Como negociá-los com o Exness


Yen japonês

O iene japonês é considerado um porto seguro, uma vez que frequentemente se valoriza em relação ao dólar quando as ações dos EUA e títulos do governo experimentam volatilidade.

Após a Segunda Guerra Mundial, a economia japonesa foi reestruturada, o que a permitiu alcançar outras economias globais. O Banco do Japão (BoJ) tornou-se altamente respeitado e o iene foi estabelecido como a principal moeda global. Apesar das contínuas intervenções do governo, a liquidez do iene continuou a atrair investidores em tempos de crise financeira.

O iene ganhou sua reputação de porto seguro devido ao alto superávit comercial do Japão em relação à sua dívida. O valor dos ativos estrangeiros detidos por investidores japoneses é muito maior do que os ativos japoneses devidos por investidores estrangeiros - isso significa que quando os mercados se tornam "fora de risco", o dinheiro sai de outras moedas e volta para os mercados domésticos, o que fortalece o iene.

Outra parte do motivo pelo qual o iene continua a agir como um porto seguro durante os períodos de turbulência do mercado é porque todos acreditam que sim. De maneira semelhante ao ouro, tornou-se uma profecia autorrealizável.


Franco suíço

Um estudo do banco central da Alemanha, Deutsche Bundesbank, descobriu que o franco suíço costumava valorizar quando o mercado global de ações apresentava sinais de estresse financeiro.

Os motivos comuns pelos quais os investidores preferem o franco suíço como moeda porto-seguro incluem a neutralidade política do governo suíço, a forte economia suíça e seu setor bancário desenvolvido.

A independência do país em relação à UE também o tornou um refúgio popular para o capital durante circunstâncias políticas e econômicas negativas. Na verdade, durante a crise da zona do euro, tanto dinheiro estava fluindo para o franco que o banco central suíço introduziu uma paridade cambial temporária em relação ao euro para tentar enfraquecer sua moeda doméstica.

Ações defensivas

Os investidores que procuram administrar seu risco durante crises econômicas também podem optar por ações defensivas, porque tendem a ter um desempenho melhor do que o mercado de ações mais amplo durante as recessões.

Ações defensivas descrevem as ações de empresas que estão envolvidas no fornecimento de bens e serviços, como serviços públicos, produtos básicos de consumo, alimentos e bebidas e saúde. São considerados ativos portos-seguros, pois tendem a permanecer estáveis ​​devido à constante demanda por seus produtos, mesmo em períodos de instabilidade econômica.

Estoques defensivos não devem ser confundidos com 'estoques de defesa', que se referem a fabricantes de armas e outros no comércio de armas.
Thank you for rating.
RESPONDA UM COMENTÁRIO Cancelar resposta
Por favor, insira seu nome!
Digite um endereço de e-mail correto!
Por favor insira seu comentário!
O campo g-recaptcha é obrigatório!

Deixe um comentário

Por favor, insira seu nome!
Digite um endereço de e-mail correto!
Por favor insira seu comentário!
O campo g-recaptcha é obrigatório!